top of page
Unknown Track - Unknown Artist
00:0000:00

Psicoterapia-Centrada nas Abordagens

Terapia Cognitiva Comportamental e Gestalt Terapia

​

PSICLIN CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA E PSICOTERAPIA CLÍNICA

About

Rita Waltrick Rodrigues é Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta e Docente do Ensino Médio e Pós-Médio, Mestrada em Saúde e Gestão do Trabalho, Pós Graduada em Saúde Metal Atenção Psicossocial, Graduada em Psicologia/Pedagogia e Artes Visuais.

A Terapeuta é apaixonada pela Psicologia, e interessa-se pela constante atualização dos seus conhecimentos e práticas psicoterapêuticas.

Presta serviços de Psicologia e Psicoterapia, fundamentados nos mais recentes avanços terapêuticos, nomeadamente nas Abordagens da Gestalt Terapia e Psicoterapia Cognitiva-Comportamental.

A Psicoterapeuta Rita é conhecida pela sua inteira dedicação em auxiliar os pacientes que procuram auxilio psicológico.

Se deseja transformar positivamente sua vida, não exite em iniciar seu tratamento psicoterapêutico.  

Estamos aguardando seu contato!

Treatment

Ênfase no Atendimento Psicológico/Terapêutico para Adolescentes, Adultos, Casais e Idosos.

Competências em:

Aconselhamento Psicológico, Depressão, Fobias, Interação Social, Luto, Orientação Familiar, Problemas de Relacionamento, Psicologia Clínica e da Saúde, Síndrome do Pânico, Terapia sexual, Transtornos de Ansiedade e/ou Medos, Transtornos em adolescentes, Transtornos Alimentares, Transtorno Bipolar, Traumas e lembranças dolorosas e TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Aconselhamento Psicológico

Tem como foco facilitar o processo de escolhas do paciente nas decisões que deve tomar quanto à profissão, família, relacionamento e etc.. Não existe um caso específico, algumas pessoas buscam o Aconselhamento para simplesmente poderem conversar, outras para saberem algumas informações e algumas ainda possuem quadros graves e poderão ser encaminhadas a psicoterapia.

Depressão

​

A principal queixa apresentada pelos pacientes é o humor depressivo e às vezes irritável, durante a maior parte do dia. No entanto, a depressão é considerada muito mais profunda do que a tristeza. As funções psíquicas e a motricidade do paciente com depressão ficam mais lentas, além de haver diminuição da capacidade de atenção e concentração.

Também estão presentes pensamentos negativos constantes, sentimento de culpa, sensação de inutilidade, diminuição do prazer e do ânimo para atividades cotidianas e de lazer, além de perda da capacidade de planejar o futuro.

Fobias

 

É um tipo de perturbação caracterizado por medo ou repulsa persistente de um objeto ou de uma situação. As fobias geralmente causam o aparecimento súbito de medo e estão presentes por mais de seis meses. O paciente afetado exerce grandes esforços para evitar a situação ou o objeto, geralmente a um grau superior em relação ao perigo real do próprio objeto ou situação. Quando não é possível o objeto ou a situação serem evitados, a pessoa afetada apresenta sinais acentuados de aflição

Interação Social
Orientação Familiar

É através da interação social que os membros do grupo repartem as suas atividades, têm vida comum e inter-relacionadas. Interação social refere-se a todas as ações recíprocas entre dois ou mais indivíduos durante as quais há compartilhamento de informações. Trata-se de uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades. Por meio dos processos interativos, o ser humano se transforma num sujeito social.

Luto

Um luto não resolvido numa família pode, não só indicar o tipo de patologia existente na mesma, mas também contribuir para relações patológicas ao longo das gerações.

O papel do terapeuta é fundamental neste processo na medida em que ajuda o paciente enlutada a lidar ou encarar a perda de forma adaptativa e ajustada, propiciando uma reorganização das crenças acerca de si mesmo e do mundo. Pretende-se que o paciente estabeleça um novo equilíbrio que lhe permita, não propriamente ultrapassar a perda, mas aprender a viver com ela.

 Problemas de Relacionamento

_________________________

Os problemas de relacionamento começa quando um indivíduo se sente desmoralizado por outro, e procura evitá-lo. Em alguns casos, a história de vida de algumas pessoas aponta para ocorrências limitadoras durante a infância ou adolescência, levando-os a se sentirem “inferiores”, ou “superiores” aos demais. Isso pode colaborar para que alguns relacionamentos tenham problemas, já que, nesses casos, as pessoas acumulam pequenas dificuldades que afetam a condução de relações e, num dado momento, percebem que não conseguem mais se relacionar de forma saudável em nenhum contexto.

Para modificar esse comportamento, é importante ressignificar a auto-imagem, quebrar conceitos e preconceitos, desfazer ideias cristalizadas a respeito de si mesmo e do mundo, abrir-se ao outro, deixar de lado (na medida do possível) o medo da rejeição e o sentimento de superioridade, pois são barreiras que contribuem para o isolamento social, trazendo prejuízos em todas os contextos. É importante destacar que é tendência do ser humano se relacionar com seus pares, ou seja, aqueles que têm interesses em comum.

 A dificuldade surge justamente quando precisamos nos relacionar com o diferente. Por isso, sempre digo aos meus pacientes que, num relacionamento, embora os interesses possam, muitas vezes, ser comuns a ambos, devemos considerar que as pessoas são diferentes e é altamente importante que conheçamos uns aos outros para que possamos ter interesses, afinidades, divergências e necessidades bem alinhados.

Psicologia Clínica e da Saúde

_______________________

A psicologia clínica trata da investigação, da avaliação, do diagnóstico, do prognóstico, do tratamento, da reabilitação e da prevenção das questões que afetam a saúde mental. Trata-se de um ramo da psicologia que versa sobre as condições que possam causar mal-estar ou sofrimento às pessoas.

Pode parecer fácil, mas o convívio familiar nem sempre acontece como se espera ou sonha. Por se tratar de um contexto complexo, não é difícil encontrar uma série de dificuldades emocionais em uma mesma família. É muito comum nos dias de hoje, o casal trabalhar fora, e ter pouco tempo com os filhos ou mesmo com seu cônjuge. Algumas crianças crescem sob o controle telefônico, sem a presença física dos pais.  Mães que são autoritárias e pais submissos ou vice-versa, e outras situações que desafiam a estrutura familiar.

Também é muito comum, por exemplo, que os pais fiquem tão preocupados com a educação dos filhos que acabem se esquecendo de si próprios e do casal.

Assim, é importante a intervenção terapêutica, para que os pais sejam orientados a encontrar soluções  reais aos conflitos que estão levando a família ao adoecimento mental. Este apoio é algo que pode beneficiar muito a todos os membros familiares.

Tendo um espaço para refletir e para ouvir um ao outro, o casal pode inclusive, resgatar a relação que ficara esquecida ao longo do tempo.

Síndrome do Panico 

_______________________________

Está síndrome é caracterizada por crises de pânico que causam palpitações, sudorese, falta de ar, sensação de catástrofe iminente, entre outros sintomas.

A Síndrome do pânico é um transtorno geralmente diagnosticado em pessoas que experimentam ataques de pânico espontâneos, repentinos e inesperados. São marcados por crises de ansiedade quase que inexplicáveis, que podem estar associados a sintomas físicos semelhantes ao de um ataque cardíaco. Os indivíduos com este quadro, em geral, permanecem constantemente preocupados com o medo de um ataque recorrente. Os ataques de pânico ocorrem inesperadamente, às vezes até durante o sono.

Está síndrome é caracterizada por crises de pânico que causam palpitações, sudorese, falta de ar, sensação de catástrofe iminente, entre outros sintomas.

A Síndrome do pânico é um transtorno geralmente diagnosticado em pessoas que experimentam ataques de pânico espontâneos, repentinos e inesperados. São marcados por crises de ansiedade quase que inexplicáveis, que podem estar associados a sintomas físicos semelhantes ao de um ataque cardíaco. Os indivíduos com este quadro, em geral, permanecem constantemente preocupados com o medo de um ataque recorrente. Os ataques de pânico ocorrem inesperadamente, às vezes até durante o sono.

Terapia Sexual

__________________

 

​

​

​

É destinada a tratar os problemas sexuais. Ela é feita com técnicas específicas, é breve, objetiva e busca sempre resolver os problemas relacionados ao sexo de forma definitiva e no menor tempo possível.

A terapia destina-se a tratar os problemas sexuais. Ela é feita com técnicas específicas, é breve, objetiva e busca sempre resolver os problemas rela cionados ao sexo de forma definitiva e no menor tempo possível. Fazer Terapia Sexual é melhorar o Sexo, mas é ir além. É poder além de eliminar a dor, o incômodo e a insatisfação, conhecer a real vivência do sexo, como uma atividade íntima, prazerosa e saudável, sem medo de um real encontro.

Transtornos de Ansiedade e/ou Medos

__________________

É um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.

As perturbações da ansiedade ou transtornos de ansiedade são um grupo de perturbações mentais caracterizadas por sentimentos de ansiedade e medo. Ansiedade corresponde à preocupação com acontecimentos futuros e o medo é uma reação aos acontecimentos do presente.

Transtornos em adolescentes

__________________

A Adolescência é um período de intensas atividades e transformações na vida mental do indivíduo, o que, por si só, leva a diversas manifestações de comportamento que podem ser interpretadas por leigos como sendo doença. Assim sendo, muitas das manifestações ditas normais da adolescência podem se confundir com doenças mentais ou comportamentos inadequados.

A adolescência é a fase da vida em que a pessoa se descobre como indivíduo separado dos pais. Isso gera um sentimento de curiosidade e euforia, porém também gera sentimentos de medo e inadequação. Um adolescente está descobrindo o que é ser adulto, mas não está plenamente pronto para exercer as atividades e assumir as responsabilidades de ser adulto. Assim sendo ele procura exemplos, de pessoas próximas ou não - ídolos artísticos ou esportivos, entre outros - para construir seu caráter e seu comportamento.

Transtornos Alimentares

         __________________

Os principais tipos de Transtorno Alimentar são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa, e ambos têm como características comuns: uma intensa preocupação como o peso e o medo excessivo de engordar, uma percepção distorcida da forma corporal, e a auto-avaliação baseada no peso e na forma física.

Transtorno Bipolar

__________________

O transtorno bipolar é um problema em que as pessoas alternam entre períodos de muito bom humor e períodos de irritação ou depressão. As chamadas "oscilações de humor" entre a mania e a depressão podem ser muito rápidas e podem ocorrer com muita ou pouca frequência.

 Traumas e lembranças dolorosas

__________________

A partir da vivência de uma experiência dolorosa, forma-se no indivíduo o que podemos chamar de memória traumática. Essa lembrança se caracteriza pela soma de emoções, imagens, sons e todos os sentimentos vivenciados a partir da ocorrência do trauma.

 Traumas e lembranças dolorosas

__________________

A partir da vivência de uma experiência dolorosa, forma-se no indivíduo o que podemos chamar de memória traumática. Essa lembrança se caracteriza pela soma de emoções, imagens, sons e todos os sentimentos vivenciados a partir da ocorrência do trauma.

 TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo

__________________

É um distúrbio psiquiátrico designado por um transtorno gerado por pensamentos compulsivos que geram ansiedade causando um desconforto ou sofrimento no indivíduo. Normalmente é designado como TOC a obsessão por higiene; simetria; perfeccionismo; "manias" ou “rituais”.

Contact
bottom of page